terça-feira, 27 de setembro de 2016

Reencarnação

por H. Thiesen 

O dia tem seu fim com a chegada da noite e torna-se um novo dia com o nascer do sol. Uma estação, depois do seu trimestre respectivo, dá lugar à outra. Com o passar do tempo, as gerações nascem e outras morrem. Os velhos cedem seu lugar na Crosta aos jovens, que envelhecem e cedem seu lugar como os primeiros. A sucessão contínua, como um ciclo de nascimento, morte e renascimento. 
A vida é cíclica e permeia a natureza, embora  ela pareça ser linear. Os componentes de um ser hoje, depois da sua morte, serão os mesmo elementos químicos que farão parte de outro ser no futuro. Na Natureza nada se perde, tudo se transforma e é reaproveitado. Então não é absurdo que alguns investigadores da Antiguidade, tenham analisado a aparente linha reta da existência humana e sugerido que a vida, assim como a Natureza, podem ser ciclos e não um horizonte linear. Várias religiões, filosofias e movimentos adotaram a crença de que a vida é cíclica, ou em outras palavras, de que a reencarnação existe.
Reencarnação, é um conceito no qual a alma, ou um aspecto dela, renasce em vidas sucessivas, sempre em direção de um caminho que leve ao encerramento do ciclo de nascimento, morte e renascimento. A grande maioria das religiões reencarnacionistas considera este o caminho para a purificação e salvação da alma.
No entanto, para os seguidores das religiões cristãs (na sua maioria), judaísmo e islamismo, a ideia da reencarnação parece estranha, pois tais religiões entendem a vida como linear (início, meio e fim). Ou seja, a existência aqui na Terra é apenas um passo que determina a qualidade da vida após a morte, em um local que for estipulado (céu ou inferno). Para quem acredita na existência de uma única vida terrena, seguida de uma vida eterna após a morte, a reencarnação é como uma infindável maratona no lugar de uma corrida de cem metros rasos.
Ao contrário do que todos pensam, o objetivo da reencarnação não é voltar à vida ciclicamente e indefinidamente, mas aproveitar para que cada uma dessas voltas seja o final do ciclo, atingir definitivamente a purificação e não voltar mais, unindo-se aos Seres Elevados e perto de Deus!

2 comentários:

  1. Aiii que delícia de leitura... estávamos conversando onem na sala de professores sobre o assunto. Um colega me conttou sobre o irmõ falecido em 1990 - afogado após passar mal na piscina do clube, numa cidade do interior de SP, onde ele era nadador, se preparando para disputar as Olímpíadas de 92 em Barcelona. Quase 15 anos depois, o filho do amigo mostra a tendência em ser nadador e gosta dos mesmos brinquedos do irmão falecido.. alguns a criança disse uma vez, quem deu!!!!
    Saudades de teus escritos menina!!!!!!
    Por exemplo, esse teu talento em escrever.... veio de onde??? Do nada????
    BJSSS

    ResponderExcluir
  2. Já leste o meu novo cabeçalho? " A vida não é um destino mas sim uma viagem" , acredito em ciclos, sim, muito. Estudamos na escola o ciclo das rochas, da matéria orgânica, da água mas não o ciclo da vida... Um disseram-me: ama o teu corpo tal como ele é, porque voltarás num corpo deficiente se ´~ao te amares como és... Concordo com o PDR, o teu talento, que eu considero que é um talento misturado com estudo, enquanto eu escrevo ao som de uma música, tu pesquisas, lês e escreves um bom e maravilhoso post.

    ResponderExcluir